sábado, 15 de agosto de 2009

Miniatura de Motocicleta Maisto - Honda F6C



A moto Honda F6C, é uma moto da categoria "Cruiser" ou seja considerada uma moto de turismo com motor de 1520 cc, seis cilindros boxer, com potência de 100 HP a 6000 RPM, e torque de 130 Nm a 5000 RPM.
Conta com partida elétrica, refrigeração líquida e câmbio de 5 velocidades, pesa com tanque vazio 309 kg, altura de assento de 740mm, e distancia entre eixos de 1690mm.
Os freios dianteros sao a disco e duplos, e velocidade máxima de 180 Km/h com tanque de combustível com capacidade 5,28 galões.
F6C significa "Flat Six Custom".
O modelo das fotos foi fabricado pela Maisto, na decada de 90, as fotos correspondem ao modelo de minha coleção e o link acessa a foto do modelo no site oficial da Maisto.

Album de Figurinhas - Coleção Aquarela do Brasil no IV Centenário de São Paulo




Publicado em 1954, na comemoração do IV Centenário de São Paulo, enaltecendo de forma nacionalista o povo brasileiro, a nossa gente, a querida pátria, com palavras enaltecendo o país e o estado a editora Aquarela lançou o segundo album da série.
Publico aqui as fotos da capa, e algumas páginas que encantaram a molecada de diversas gerações como os esportes, principalmente o futebol, retratando as camisas dos principais times de futebol do Estado de São Paulo em 1954. É interessante notar que a pessoa que adquiria o album recebia gratuitamente um cupom para concorrer pela Loteria Federal a diversos premios, tais como geladeira, máquina de costura, bicicleta, enceradeira, liquificador, bonecas e bolas de câmara. As figurinhas eram vendidas em bancas de jornais. Album com 350 figurinhas coloridas.

Miniatura de Motocicleta Maisto - Yamaha FZR600R

A Yamaha FZR600 foi uma motocicleta esportiva produzida pela Yamaha entre 1989 e 1999. Foi a sucessora da FZ600, e foi sucedida pela YZF-600R. Quando foi lançada, em 1989, continha funcionalidades revolucionárias, tais como o quadro em aço Deltabox. . A nível profissional FZR600 ganhou vários títulos sportbike antes de ser superada pela Honda CBR600F2.
A fabricação da FZR600 foi interrompida em 1999 devido à idade do projeto e as concorrentes de 600cc Yamaha: A YZF-600R e YZF-R6.
A Yamaha FZR600 introduziu a configuração de 5 valvulas por cilindro no motor sendo 3 de admissão e 2 de escape. Muitos modelos vieram com o EXUP; sistema valvular, obrigatório para as unidades vendidas na Califórnia. Este sistema localizado no colector de escape mais baixa ajuda a manter a pressão em baixas RPM's, e abre-se mais em altas RPM's dando um melhor ganho de potência ao motor.
A miniatura fabricada pela Maisto em 1994, em plástico, metal e borracha, na escala 1:18. As três primeiras fotos são de minha autoria da miniatura da minha coleção e a ultima abaixo é uma foto do modelo do oficial website de Maisto.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Títere - Avião de Velocidade Controlada

Encarte da Revista Hobby da década de 40, com modelo de avião detalhado, com propulsão a motor a combustão e controlado por cabo, em tamanho natural.

Navio de Guerra Del Siglo XIII

Encarte da Revista Hobby da década de 40, com planta detalhada para corte e montagem em madeira da réplica de um "Navio de Guerra do Séc. XIII". Pesquisei o modelo deste navio sendo muito parecido com uma Nau, Com popa e proa altas, com um ou dois mastros e deslocava 2.000 toneladas.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Instruções Para Montagem de Miniaturas em Escala




Instruções para montagem de 15 carrinhos de plástico, miniaturas de carros antigos com aproximadamente cinco centímetros cada um fabricados pela Trol na década de 60 e 70.


Plano de la Carabela Santa Maria



Encarte de Revista Hobby de número 96 da década de 40. planta detalhada para fabricação de réplica da Caravela Santa Maria, com madeira.
Só para lembrar a nau Santa Maria foi uma das utilizadas por Cristovão Colombo em 1492 para zarpar das Ilhas Canárias rumo ao descobrimento do Novo Mundo.

Apaixonado Por Brinquedos



Sempre fui apaixonado por brinquedos. A foto acima foi feita no ano de 1978, no dia 28 de dezembro, quando eu montava o primeiro kit que ganhei do meu pai no natal do mesmo ano. Um modelo de grande complexidade, com um manual de instruções de quase 30 páginas, o navio Cutty Sark, cargueiro Inglês, cuja réplica não restiu a criatividade e intensidade das brincadeiras de minha infância, mas mesmo assim não deixou a desejar em nada no capricho e detalhes de acabamento apesar de minha pouca idade. O tempo passou, mas a paixão continuou.
Segundo a Wikpédia desde os tempos antigos os brinquedos tiveram um importante papel na vida das crianças. Por milhares de anos crianças brincaram com brinquedos dos mais variados tipos. Bolinhas de gude foram usadas por crianças no continente africano há milhares de anos. Na Grécia Antiga e no Império Romano, brinquedos comuns eram barquinhos e espadas de madeira, entre os meninos, e bonecas entre as meninas. Durante a Idade Média, os fantoches eram brinquedos muito comuns entre as crianças.
Os brinquedos chegaram ao Brasil pela família lusitana Rebelo. O Sr. Manoel Rebelo foi o pioneiro em lojas especializadas no Brasil, ao abrir no bairro do Jabaquara, em São Paulo, a loja que viria a ser o centro de referência do assunto no Brasil. A Rebelos' Funhouse é hoje a loja mais visitada na América Latina e tem um estoque e acervo invejável à qualquer loja na Europa e EUA.
Até o final do século XIX, a maioria dos brinquedos era fabricada em casa, ou fabricada artesanalmente. Atualmente, a grande maioria dos brinquedos são fabricados em massa, e comercializados.
Um brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer , e geralmente associada a crianças, também usada por vezes para descrever objetos com a mesma finalidade, voltada para adultos. Na pedagogia, um brinquedo é qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar. Alguns brinquedos permitem às crianças divertirem-se enquanto, ao mesmo tempo, as ensinam sobre um dado assunto. Brinquedos muitas vezes ajudam no desenvolvimento da vida social da criança, especialmente aquelas usadas em jogos cooperativos.