quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Apaixonado Por Brinquedos



Sempre fui apaixonado por brinquedos. A foto acima foi feita no ano de 1978, no dia 28 de dezembro, quando eu montava o primeiro kit que ganhei do meu pai no natal do mesmo ano. Um modelo de grande complexidade, com um manual de instruções de quase 30 páginas, o navio Cutty Sark, cargueiro Inglês, cuja réplica não restiu a criatividade e intensidade das brincadeiras de minha infância, mas mesmo assim não deixou a desejar em nada no capricho e detalhes de acabamento apesar de minha pouca idade. O tempo passou, mas a paixão continuou.
Segundo a Wikpédia desde os tempos antigos os brinquedos tiveram um importante papel na vida das crianças. Por milhares de anos crianças brincaram com brinquedos dos mais variados tipos. Bolinhas de gude foram usadas por crianças no continente africano há milhares de anos. Na Grécia Antiga e no Império Romano, brinquedos comuns eram barquinhos e espadas de madeira, entre os meninos, e bonecas entre as meninas. Durante a Idade Média, os fantoches eram brinquedos muito comuns entre as crianças.
Os brinquedos chegaram ao Brasil pela família lusitana Rebelo. O Sr. Manoel Rebelo foi o pioneiro em lojas especializadas no Brasil, ao abrir no bairro do Jabaquara, em São Paulo, a loja que viria a ser o centro de referência do assunto no Brasil. A Rebelos' Funhouse é hoje a loja mais visitada na América Latina e tem um estoque e acervo invejável à qualquer loja na Europa e EUA.
Até o final do século XIX, a maioria dos brinquedos era fabricada em casa, ou fabricada artesanalmente. Atualmente, a grande maioria dos brinquedos são fabricados em massa, e comercializados.
Um brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer , e geralmente associada a crianças, também usada por vezes para descrever objetos com a mesma finalidade, voltada para adultos. Na pedagogia, um brinquedo é qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar. Alguns brinquedos permitem às crianças divertirem-se enquanto, ao mesmo tempo, as ensinam sobre um dado assunto. Brinquedos muitas vezes ajudam no desenvolvimento da vida social da criança, especialmente aquelas usadas em jogos cooperativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário