sábado, 13 de novembro de 2010

Ferreomodelista por vocação

Artigo publicado na revistra Mecanica Popular, do mês de fevereiro de 1951. O texto traduzido para o português é fiel ao original e as fotos e as legendas são originais do artigo.

Título original do artigo e cena que mostra um trem de carga em uma curva

 A metropole de Midletown, consiste de cem casas feitas de papelão.



Quando Richard D Pritchard era jovem, sua principal diversão consistiu em viajar nas locomotivas da estrada de ferro local que seus avôs possuíram em West Virginia. Hoje em dia Pritchard, que é Engenheiro Elétrico e mora na cidade de Los Angeles, possui sua própria estrada de ferro na garagem de sua casa, onde duplicou inumeráveis cenas rústicas de West Virginia. Em sua garagem, com capacidade para dois carros, Pritchard construiu um modelo de estrada de ferro que cobre um espaço 5 x 7 metros e contem mais de 250M de trilhos duplos na escala HO. Nos detalhes, o sistema ferroviário possui diversas comunidades urbanas, plantações agrícolas, cruzamentos de pontes sobre rios e os túneis através das montanhas. Em Midletown, a metrópole desta instalação, existem mais de cem edifícios que Pritchard fêz de papelão. Na estação ferroviária desta maquete, aproximadamente 100 pessoas esperam tomar o próximo trem. O número de vagões da maquete compreende 39 de passageiros e 100 vagões de carga, com sete locomotivas que se encarregam de rebocá-las. Todas as miniaturas da maquete funcionam de maneira realista.

 A Instalação tem uma via principal com quatro ramais. As decorações de fundo são paisagens de West Virginia

Acima a esquerda um vagabundo viaja sobre um dos vagões e acima a direita os camareiros e carregadores de malas dão um toque de realismo à maquete.


Revista Mecanica Popular, Fevereiro de 1951, versão em Espanhol de Popular Mchanics Magazine.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Soldados de Chumbo




Segundo o artigo da Wikipedia em Inglês, um soldado de brinquedo ou soldado de chumbo, é uma figura em miniatura representa um soldado. O termo aplica-se às descrições militares ou não representando todas as eras, incluindo-se cavaleiros, vaqueiros, piratas, e outros assuntos que envolvem o temas combate. Os soldados de brinquedo variam desde modelos simples aos modelos altamente realísticos e detalhados, um desenvolvimento mais recente. Os brinquedos da escala maior tais como bonecos e figuras de ação podem vir em uniformes militares, mas não são considerados geralmente soldados de brinquedo. Os soldados de brinquedo são feitos de todos os tipos de material, mas as variedades produzidas em larga escala, as mais comuns, são de metal e plástico. Os soldados de brinquedo de metal foram vendidos tradicionamentel em jogos ou coleções, e atualmente os personagens são vendidos em blisters individuais e colecionáveis.

Há um hobby dedicado à coleção de soldados novos e antigos, de vários tipos de materiais, com uma grande quantidade de fabricantes. Existe ainda especialização  dedicada a coletar e colecionar soldados de plástico. Os colecionadores especializam-se frequentemente em um tipo particular de soldado ou de período histórico, embora outros ainda apreciam coletar muitos tipos diferentes das figuras. Os períodos históricos os mais populares para colecionar são Napoleonico, Vitoriano, Guerra Civil Americana, Primeira Guerra Mundial, e Segunda Guerra Mundial. Vários colecionadores modificam e pintam figuras plásticas, ou até mesmo moldes e criando e personalizando suas próprias figuras de metal. A maior coleção de soldados de brinquedo pertenceu provavelmente a Malcolm Forbes, que a iniciou no final dos anos sessenta e acumulou uma coleção de 90.000 figuras antes sua morte em 1990.


Na foto acima crianças grandes brincam de Guerra com soldados em miniatura.
(This is fair use of an picture published before 1923. It is available atwww.nirya.be/snv/fb/fb1.html.)
As fotos no inicio do artigo, são de peças de minha coleção pessoal.

Topo Gigio

Segundo o site "mofolandia", o personagem Topo Gigio foi criado em 1958 pela italiana Maria Perego, ele tinha aproximadamente 20 centímetros de altura. No Brasil o personagem apareceu pela primeira vez no programa Mister Show, na Rede Globo, em 1969. Ele dividia a telinha com o humorista Agildo Ribeiro. Os dois, boneco e ator, viraram mania nacional. Uma infinidade de produtos foram lançados com a estampa do ratinho. Agildo fazia o papel do adulto que educa uma criança e Topo Gigio era essa criança adorável. Agildo perguntava "Já escovou os dentinhos" e Topo Gigio respondia com seu sotaque característico "djááá"

O programa causou um certo alvoroço quando alguns pisicólogos e educadores acusaram o personagem de só incentivar o lado bom das crianças, deixando de lado a agressividade e a maldade, necessárias para equilibrar a formação da personalidade infantil. A série deixaria a TV brasileira em 1971.

Em 1983, o personagem voltaria a TV, dessa vez na TV Bandeirantes, com o programa Boa Noite, Amiguinhos, que passou despercebido. Em 1987, nova tentativa, agora com um novo companheiro para Topo Gigio, o ator Roberto Petráglia. Novamente não houve a repercussão esperada e o personagem foi novamente retirado do ar. Em 2000, a Rede Globo tentou trazer o boneco de volta, dessa vez dentro do programa Zorra Total, mas desistiu diante dos altos custos que a empresa italiana, detentora dos direitos do personagem, pediu para liberar Topo Gigio.



Topo Gigio adorava cantar e dançar, especialmente a música Meu Limão Meu Limoeiro, e sempre no final do programa aparecia de pijama e toca e rezava para dormir, ensinando as crianças a rezar também.


A foto corresponde a uma peça de minha coleção pessoal, da década de 60.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Figuras Metálicas Kinder Egg











Segundo o artigo em inglês da Wikipedia, uma ótima surpresa surgiu em 1972. Os brinquedos são projetados por designers e freelancers (por exemplo o artista francês André Roche, baseado em Munich) e manufacturado por muitas companhias no mundo inteiro, como Produzioni Editoriali Aprile, uma pequena empresa baseada em Turin, Italia, dirigida e fundada por dois irmãos, por Ruggero e por Valerio Aprile. O Kinder Ovo é vendido no mundo inteiro com exceção dos Estados Unidos, onde em 1938 o Departamento Federal para Alimentos, Drogas e Cosméticos(FDA), proibiu encaixar os itens não nutritivos, ou seja os brinquedos dentro dos chocolates.
Na  Europa, sua popularidade espalhou além de seu mercado pretendido, e transformaram-se um fenômeno do culto entre adultos. Existe uma demanda de colecionadores para os brindes do Kinder Ovo. Isto é especialmente verdadeiro na Alemanha, onde o fabricante inclui  brinquedos de melhor qualidade do que aqueles disponíveis em outras partes do mundo. Há muitos tipos de brinquedos disponíveis, mas uma das mais populares entre colecionadores inclui a série ever-changing de figuras pintadas a mão, dentre elas figuras para montar,  personagens de banda, figuras de metal, enigmas dentre outras miniaturas.
Os ovos sazonais são lançados próximos dos feriados, tais como as coleções de natal de edição limitada (que caracterizam os três reis, o bebê Jesus, e os animais), páscoa (extremamente populares na Italia). Houveram muitos lançamentos de séries com figuras de metal, a maioria delas soldados, emitidas desde o finail da década de 70. Abaixo o link de uma página que cataloga todas as figuras metálicas lançadas pelo Kinder Egg.


Uma inovação relativamente nova, provocada pelo advento da Internet, é a introdução de " Surpresas" da Internet;. Acompanhando o brinquedo existe um papel pequeno que contem um " Código ou Senha", que possibilita o acesso aos jogos na Web, alguns para download, outros para jogar “on line”.

Abaixo o uma página que contem dezenas de links de colecionadores de diversos países que disponibilizam imagens e comentários sobre suas coleções.


http://en.wikipedia.org/wiki/Kinder_Surprise


Todas as fotos são de objetos de minha coleção pessoal